Como nós, futuros Administradores, devemos encarar essa nova era que tem como única certeza a contínua mudança?
domingo, 11 de abril de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Respostas do Questionário
Qual a diferença entre código fonte e código objeto? E programa open source? Qual a importância desses conceitos na hora de contratar o desenvolvimento de um sistema automatizado?
Resposta:
Em programação de computadores, código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Normalmente, o código fonte é formado por uma sequência de instruções no formato especificado por alguma linguagem de programação. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando num arquivo executável ou biblioteca. O código fonte é feito por um programador, e, por uma leitura de dados feita pelo compilador, é transformado em código objeto, que é um código só entendido pelo computador. Um arquivo objeto não só contém código objeto, mas também informações sobre alocação de memória, os símbolos do programa (como nomes de variáveis e de funções) e também informações sobre debug.
O tipo mais simples de código objeto é o COM do DOS, que é apenas um arquivo com bytes sempre carregados na mesma posição da memória. Outros formatos contêm várias estruturas e subestruturas cuja especificação abrange várias páginas.
Já o termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, inspiradas no projecto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação; Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.
Esses conceitos são de fundamental importância para a contratação e desenvolvimento de um sistema automatizado vez que ao se fazer uma compra, por exemplo, tem-se que se comprar com o código fonte há a poissiblidade de fazer alterações, melhorar os programas, etc; contudo, se o consumidor comprar apenas o código objeto, ficará nas mãos do fornecedor, tornando-se dependente dele. Um exemplo clássico de venda de código objeto é a Microsoft. Infere-se, assim que na compra do código fonte você se torna mais independente.
Descreva a forma como são feitos procedimentos de Backup e Restore.
Resposta:
O Backup tem como objetivo armazenar, salvar os seus arquivos em um local seguro, para caso você necessite possa recorrer ao backup para conseguir os arquivos que deseja. Pode ser realizado de diversas formas, valendo-se de diversos instrumentos para tanto. Logo, para realizar o backup você deve localizar os arquivos que lhe são mais valiosos para poder realizar uma “cópia” dos mesmos para em uma eventual necessidade poder recorrer a tal ferramenta para poder ter acesso ao arquivo desejado. Assim, os passos para a realização de um backup são: I – Escolher os arquivos que serão objetos do backup; II- Criar cópia dos arquivos selecionados no local desejado (pode ser um Cd, um Dvd, um Pen drive, um Hd externo, entre outras ferramentas); III- os arquivos desejados estarão localizados na ferramenta utilizada a título de backup (cópia) para eventual necessidade.
O Restore é uma recuperação de dados. Para se realizar um Restore deve se seguir os seguintes passos: I- Pegar os arquivos desejados salvos em backup; II- Copiá-los para o local desejado; III- Abrir o arquivo desejado no local que foi salvo.
Descreva sucintamente como funcionam sistemas ERP e quais as vantagens para as organizações utilizá-los.
Resposta:
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou na tradução, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é uma plataforma de software que tem como função básica a integração de todos os dados e processos de diferentes setores de uma empresa em um único banco de dados.Esse sistema visa facilitar o gerenciamento e a coordenação das operações básicas de uma empresa, possibilitando assim uma visão mais ampla das ações de uma empresa.
Muitas vantagens podem ser observadas através da implantação de um sistema ERP, a começar pela já citada visão sistêmica da organização, que otimiza o processo de tomada de decisão. Além disso, um sistema ERP também pode trazer redução de custos, uma vez que mostrará claramente onde os recursos estão sendo colocados, propiciando que decisões acertadas sejam tomadas mais rapidamente. A produtividade dos processos também pode aumentar com um sistema ERP, pois este pode eliminar duplicidade de informações e mostrar mais claramente onde estão ocorrendo erros. Por fim, o sistema ERP também pode otimizar o fluxo de informações, reduzir o tempo de resposta ao mercado, e reduzir as certezas do lead time, que é o tempo entre o início de uma atividade e o seu término, dentre outras vantagens.
Alguém do grupo usa serviços de Comércio Eletrônico? Que tipo de serviço? Que cuidados devemos ter para evitar problemas na utilização desse tipo de serviço?
Resposta:
Sim. O serviço de compra através de sites que oferecem tal serviço. É preciso tomar bastante cuidado com a segurança do site relacionado para que as informações depositadas ali não sejam utilizadas pelo próprio site ou por outras pessoas contra você. Além de que, deve-se ter cuidado também, a depender das circunstâncias, com a referência do vendedor para que a sua compra realmente seja realizada e entregue conforme o pedido. Outro fato importante diz respeito ao não acesso a mercadoria no momento da aquisição, logo, deve-se observar as especificações presentes no site. O fator mais importante talvez seja o do pagamento, onde colocar o cartão de crédito em locais como esse pode representar um risco, visto que pode ser utilizado por outras pessoas, desta forma, deve-se dar prioridade ao pagamento através de boleto bancário. Cremos que estes devem ser uns dos cuidados que se devem ter na utilização de tal serviço.
Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet? Descreva-os sucintamente.
Resposta:
Basicamente, um provedor de acessso à internet possui como finalidade central o acesso à internet, que permite ao cliente acessar todo conteúdo da web. Para conseguir um maior destaque no mercado, contudo, muitos provedores de acesso á internet já oferecem uma ampla gama de serviços, além do próprio acesso à internet. Um dos serviços mais comuns oferecidos pelos provedores é o e-mail. Através dele, o usuário pode mandar e receber correspondências eletrônicas para outros usuários de e-mail. Alguns provedores, hoje em dia, chegam a oferecer diversas contas de e-mail para cada assinante. Outro serviço comumente oferecido por fornecedores é a hospedagem de site. Através deste serviço, o cliente passa a possuir um endereço na web onde pode colocar o seu site. Alguns provedores de web também possuem websites repletos de conteúdo, desde notícias até jogos e bate-papo. Desta maneira, tais provedores também fornecem aos seus assinantes, acesso exclusivo a algumas partes destes portais. Outros serviços oferecidos por provedores com cada vez mais freqüência, são blogs onde o assinante pode colocar textos e fotos, assistência técnica, e disco virtual, onde o assinante pode armazenar arquivos na web.
Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Cite casos específicos.
Resposta:
Grandes empresas do mundo, tais como Starbucks, United Airlines, Microsoft, Red Bull, Coca Cola, Blockbuster, Vivo, Istoé, The New York Times, Osklen, estão cada vez mais aderindo às redes sociais para conquistar vantagens no mercado.
A crescente complexidade dos sistemas sociais tem impulsionado a chamada atuação em redes de indivíduos e sociedades e, neste cenário, as redes sociais têm assumido relevante papel nas relações sociais do mundo moderno.
As redes sociais na internet já viraram, sem dúvida alguma, uma verdadeira “febre”. No Brasil, as redes sociais ganharam tamanha relevância e importância como ferramenta de comunicação que mensalmente possuem audiência mensal de 29 milhões de pessoas.
De olho nisso, muitas empresas, sejam elas iniciantes ou multinacionais, do mundo inteiro vem criando “perfis” nessas redes sociais, e descobrindo que elas podem ser muito valiosas, e até mais eficientes, muitas vezes do que lançar novos sites. Da lista das 100 maiores empresas do mundo, 36 já estão no Twitter.
As empresas vem utilizando essas ferramenta como um meio de ficar mais “próximas” dos seus clientes. Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino usam o Twitter para divulgar promoções, novidades e participar de discussões com os navegantes. No Brasil, a Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas e constantemente postar links com dicas.Dell por exemplo usa diversas contas no Twitter para atender vários objetivos como descontos, novidades e troca de idéias.
Na segunda semana de março, o Facebook foi o site mais visitado, tirando do primeiro lugar o gigante de buscas Google, de acordo com a empresa de pesquisas na web Experian Hitwise. Com 400 milhões de usuários ativos e uma receita esperada de 2 bilhões de dólares neste ano, a rede social já não é simplesmente um site: o Facebook é uma plataforma de software.
A americana Zynga é um exemplo de empresa que, utilizando as redes sociais, vem faturando alto. Trata-se de uma empresa que desenvolve games, e é dona de cinco dos dez jogos mais populares do Facebook, tendo como recordista o FarmVille, “que simula a rotina de uma fazenda e tem 82 milhões de usuários -, o jogador pode ganhar uma moeda virtual com o desenvolvimento de sua propriedade. Mas quem não tem paciência, ou quer ver sua fazenda crescer rápido, pode simplesmente comprar os itens com dinheiro de verdade. O mercado desses apetrechos virtuais, no Facebook e em outras redes e jogos online, movimentou 600 milhões de dólares no ano passado e pode chegar a 2,5 bilhões de dólares em 2013. Em apenas dez meses, o número de usuários de seus jogos no Facebook passou de 30 milhões para 230 milhões. Já há quem diga que a empresa vale 3 bilhões de dólares (o valor oficial não é conhecido, pois a empresa é privada). A previsão da consultoria NeXt Up Research é que a Zynga atinja receita de 1,1 bilhão de dólares em 2014.”, segundo a revista Exame.
“O sucesso de empresas como a Zynga despertou o interesse de companhias tradicionaisdo mercado de games. A gigante de desenvolvimento de jogos Electronic Arts, dona detítulos como Fifa e Need for Speed, comprou a pequena Playfish por 300 milhões de dólares. Até mesmo a Microsoft estaria interessada na compra da CrowdStar, a quarta maior desenvolvedora de aplicativos no Facebook. As grandes estão de olho nessas startups porque perceberam que os jogos sociais já não podem mais ser ignorados.”
Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores?
Respostas:
Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que, chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.
Diferentemente do que ocorria no mundo empresarial do “pré-redes de computadores”, hoje o acumulo e transição de informações é bastante dinâmico graças às inovações tecnológicas. Graças a tais redes, é possível que multinacionais tenham acesso a informações em tempo real de suas instalações ao redor do mundo.
Assim sendo, concordamos que a grande mudança ocorrida nas organizações modernas foi com relação à gestão da informação. Pôde-se expandir o espaço de domínio da firma para além do ambiente físico. Informações corel começaram a ser transmitidas de maneira ágil e precisa. Diminuiu-se muito a perda da informação e a busca pela mesma e o gestor passou a ter as informações de que precisa da sua empresa ao alcance do seu notebook.
Resposta:
Em programação de computadores, código objeto ou arquivo objeto é o nome dado ao código resultante da compilação do código fonte. Normalmente, o código fonte é formado por uma sequência de instruções no formato especificado por alguma linguagem de programação. Para cada arquivo de código fonte é gerado um arquivo com código objeto, que posteriormente é "ligado" aos outros, através de um linker, resultando num arquivo executável ou biblioteca. O código fonte é feito por um programador, e, por uma leitura de dados feita pelo compilador, é transformado em código objeto, que é um código só entendido pelo computador. Um arquivo objeto não só contém código objeto, mas também informações sobre alocação de memória, os símbolos do programa (como nomes de variáveis e de funções) e também informações sobre debug.
O tipo mais simples de código objeto é o COM do DOS, que é apenas um arquivo com bytes sempre carregados na mesma posição da memória. Outros formatos contêm várias estruturas e subestruturas cuja especificação abrange várias páginas.
Já o termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, inspiradas no projecto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação; Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.
Esses conceitos são de fundamental importância para a contratação e desenvolvimento de um sistema automatizado vez que ao se fazer uma compra, por exemplo, tem-se que se comprar com o código fonte há a poissiblidade de fazer alterações, melhorar os programas, etc; contudo, se o consumidor comprar apenas o código objeto, ficará nas mãos do fornecedor, tornando-se dependente dele. Um exemplo clássico de venda de código objeto é a Microsoft. Infere-se, assim que na compra do código fonte você se torna mais independente.
Descreva a forma como são feitos procedimentos de Backup e Restore.
Resposta:
O Backup tem como objetivo armazenar, salvar os seus arquivos em um local seguro, para caso você necessite possa recorrer ao backup para conseguir os arquivos que deseja. Pode ser realizado de diversas formas, valendo-se de diversos instrumentos para tanto. Logo, para realizar o backup você deve localizar os arquivos que lhe são mais valiosos para poder realizar uma “cópia” dos mesmos para em uma eventual necessidade poder recorrer a tal ferramenta para poder ter acesso ao arquivo desejado. Assim, os passos para a realização de um backup são: I – Escolher os arquivos que serão objetos do backup; II- Criar cópia dos arquivos selecionados no local desejado (pode ser um Cd, um Dvd, um Pen drive, um Hd externo, entre outras ferramentas); III- os arquivos desejados estarão localizados na ferramenta utilizada a título de backup (cópia) para eventual necessidade.
O Restore é uma recuperação de dados. Para se realizar um Restore deve se seguir os seguintes passos: I- Pegar os arquivos desejados salvos em backup; II- Copiá-los para o local desejado; III- Abrir o arquivo desejado no local que foi salvo.
Descreva sucintamente como funcionam sistemas ERP e quais as vantagens para as organizações utilizá-los.
Resposta:
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou na tradução, Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é uma plataforma de software que tem como função básica a integração de todos os dados e processos de diferentes setores de uma empresa em um único banco de dados.Esse sistema visa facilitar o gerenciamento e a coordenação das operações básicas de uma empresa, possibilitando assim uma visão mais ampla das ações de uma empresa.
Muitas vantagens podem ser observadas através da implantação de um sistema ERP, a começar pela já citada visão sistêmica da organização, que otimiza o processo de tomada de decisão. Além disso, um sistema ERP também pode trazer redução de custos, uma vez que mostrará claramente onde os recursos estão sendo colocados, propiciando que decisões acertadas sejam tomadas mais rapidamente. A produtividade dos processos também pode aumentar com um sistema ERP, pois este pode eliminar duplicidade de informações e mostrar mais claramente onde estão ocorrendo erros. Por fim, o sistema ERP também pode otimizar o fluxo de informações, reduzir o tempo de resposta ao mercado, e reduzir as certezas do lead time, que é o tempo entre o início de uma atividade e o seu término, dentre outras vantagens.
Alguém do grupo usa serviços de Comércio Eletrônico? Que tipo de serviço? Que cuidados devemos ter para evitar problemas na utilização desse tipo de serviço?
Resposta:
Sim. O serviço de compra através de sites que oferecem tal serviço. É preciso tomar bastante cuidado com a segurança do site relacionado para que as informações depositadas ali não sejam utilizadas pelo próprio site ou por outras pessoas contra você. Além de que, deve-se ter cuidado também, a depender das circunstâncias, com a referência do vendedor para que a sua compra realmente seja realizada e entregue conforme o pedido. Outro fato importante diz respeito ao não acesso a mercadoria no momento da aquisição, logo, deve-se observar as especificações presentes no site. O fator mais importante talvez seja o do pagamento, onde colocar o cartão de crédito em locais como esse pode representar um risco, visto que pode ser utilizado por outras pessoas, desta forma, deve-se dar prioridade ao pagamento através de boleto bancário. Cremos que estes devem ser uns dos cuidados que se devem ter na utilização de tal serviço.
Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet? Descreva-os sucintamente.
Resposta:
Basicamente, um provedor de acessso à internet possui como finalidade central o acesso à internet, que permite ao cliente acessar todo conteúdo da web. Para conseguir um maior destaque no mercado, contudo, muitos provedores de acesso á internet já oferecem uma ampla gama de serviços, além do próprio acesso à internet. Um dos serviços mais comuns oferecidos pelos provedores é o e-mail. Através dele, o usuário pode mandar e receber correspondências eletrônicas para outros usuários de e-mail. Alguns provedores, hoje em dia, chegam a oferecer diversas contas de e-mail para cada assinante. Outro serviço comumente oferecido por fornecedores é a hospedagem de site. Através deste serviço, o cliente passa a possuir um endereço na web onde pode colocar o seu site. Alguns provedores de web também possuem websites repletos de conteúdo, desde notícias até jogos e bate-papo. Desta maneira, tais provedores também fornecem aos seus assinantes, acesso exclusivo a algumas partes destes portais. Outros serviços oferecidos por provedores com cada vez mais freqüência, são blogs onde o assinante pode colocar textos e fotos, assistência técnica, e disco virtual, onde o assinante pode armazenar arquivos na web.
Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Cite casos específicos.
Resposta:
Grandes empresas do mundo, tais como Starbucks, United Airlines, Microsoft, Red Bull, Coca Cola, Blockbuster, Vivo, Istoé, The New York Times, Osklen, estão cada vez mais aderindo às redes sociais para conquistar vantagens no mercado.
A crescente complexidade dos sistemas sociais tem impulsionado a chamada atuação em redes de indivíduos e sociedades e, neste cenário, as redes sociais têm assumido relevante papel nas relações sociais do mundo moderno.
As redes sociais na internet já viraram, sem dúvida alguma, uma verdadeira “febre”. No Brasil, as redes sociais ganharam tamanha relevância e importância como ferramenta de comunicação que mensalmente possuem audiência mensal de 29 milhões de pessoas.
De olho nisso, muitas empresas, sejam elas iniciantes ou multinacionais, do mundo inteiro vem criando “perfis” nessas redes sociais, e descobrindo que elas podem ser muito valiosas, e até mais eficientes, muitas vezes do que lançar novos sites. Da lista das 100 maiores empresas do mundo, 36 já estão no Twitter.
As empresas vem utilizando essas ferramenta como um meio de ficar mais “próximas” dos seus clientes. Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino usam o Twitter para divulgar promoções, novidades e participar de discussões com os navegantes. No Brasil, a Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas e constantemente postar links com dicas.Dell por exemplo usa diversas contas no Twitter para atender vários objetivos como descontos, novidades e troca de idéias.
Na segunda semana de março, o Facebook foi o site mais visitado, tirando do primeiro lugar o gigante de buscas Google, de acordo com a empresa de pesquisas na web Experian Hitwise. Com 400 milhões de usuários ativos e uma receita esperada de 2 bilhões de dólares neste ano, a rede social já não é simplesmente um site: o Facebook é uma plataforma de software.
A americana Zynga é um exemplo de empresa que, utilizando as redes sociais, vem faturando alto. Trata-se de uma empresa que desenvolve games, e é dona de cinco dos dez jogos mais populares do Facebook, tendo como recordista o FarmVille, “que simula a rotina de uma fazenda e tem 82 milhões de usuários -, o jogador pode ganhar uma moeda virtual com o desenvolvimento de sua propriedade. Mas quem não tem paciência, ou quer ver sua fazenda crescer rápido, pode simplesmente comprar os itens com dinheiro de verdade. O mercado desses apetrechos virtuais, no Facebook e em outras redes e jogos online, movimentou 600 milhões de dólares no ano passado e pode chegar a 2,5 bilhões de dólares em 2013. Em apenas dez meses, o número de usuários de seus jogos no Facebook passou de 30 milhões para 230 milhões. Já há quem diga que a empresa vale 3 bilhões de dólares (o valor oficial não é conhecido, pois a empresa é privada). A previsão da consultoria NeXt Up Research é que a Zynga atinja receita de 1,1 bilhão de dólares em 2014.”, segundo a revista Exame.
“O sucesso de empresas como a Zynga despertou o interesse de companhias tradicionaisdo mercado de games. A gigante de desenvolvimento de jogos Electronic Arts, dona detítulos como Fifa e Need for Speed, comprou a pequena Playfish por 300 milhões de dólares. Até mesmo a Microsoft estaria interessada na compra da CrowdStar, a quarta maior desenvolvedora de aplicativos no Facebook. As grandes estão de olho nessas startups porque perceberam que os jogos sociais já não podem mais ser ignorados.”
Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores?
Respostas:
Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que, chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.
Diferentemente do que ocorria no mundo empresarial do “pré-redes de computadores”, hoje o acumulo e transição de informações é bastante dinâmico graças às inovações tecnológicas. Graças a tais redes, é possível que multinacionais tenham acesso a informações em tempo real de suas instalações ao redor do mundo.
Assim sendo, concordamos que a grande mudança ocorrida nas organizações modernas foi com relação à gestão da informação. Pôde-se expandir o espaço de domínio da firma para além do ambiente físico. Informações corel começaram a ser transmitidas de maneira ágil e precisa. Diminuiu-se muito a perda da informação e a busca pela mesma e o gestor passou a ter as informações de que precisa da sua empresa ao alcance do seu notebook.
Assinar:
Postagens (Atom)